A caridade em ação

Publicado por . Em: Ação Social

Por Roseli de Souza Lima

Diante das calamidades, imediatamente notamos que há uma mobilização de pessoas para ajudar e contribuir com alimentos, roupas, medicamentos e outros recursos necessários ao socorro imediato das pessoas atingidas. Porém, é importante refletirmos sobre os infortúnios ocorridos todos os dias envolvendo milhares de pessoas que são privadas de recursos básicos para a manutenção de suas necessidades. Situações discretas, muitas vezes imperceptíveis aos nossos olhos, as quais a caridade deve se fazer presente, de forma anônima e sem esperar que seja percebida.

Muitas vezes pensamos em fazer a caridade, porém não tomamos nenhuma atitude, esperando sempre uma melhor condição financeira, uma causa justa, um momento apropriado…, entretanto, apesar de nossa boa intenção, será que realmente não teríamos nada para doar, compartilhar? Será que alguma roupa ou objeto que já não é mais tão importante em nossas vidas não possa ajudar outra pessoa?

Jesus, exemplificou a importância da caridade, em várias passagens, oferendo a quem o procurava uma palavra, um gesto, um alimento… Vamos lembrar a passagem do Evangelho de São Marcos (cap. XII) e de São Lucas (cap. XXI), referente ao óbolo da viúva:

“Jesus estando sentado defronte ao gazofilácio (caixa onde os fiéis depositavam suas ofertas no templo), considerava de que maneira o povo nele atirava o dinheiro e que várias pessoas ricas também tinham colocado muito. Veio também uma pobre viúva, que nele colocou somente duas moedas. Então Jesus tendo chamado seus discípulos, lhes disse: Eu vos digo em verdade, esta pobre viúva deu mais do que todos aqueles que colocaram no gazofilácio; porque todos deram de sua abundância, mas ela deu da sua indigência, tudo mesmo o que tinha e tudo o que lhe restava para viver”.

No Ceap, entendemos a importância do auxílio material e com a doação das cestas básicas e dos kits de enxovais para bebês, a Ação Social procura abrandar a dor, mesmo que momentaneamente, daqueles que passam imperceptíveis aos nossos olhos, mas que fazem parte de um contingente de pessoas que sofrem pela privação de suas necessidades.

Por isso, queremos convidá-los a dar um passo em direção à prática da caridade, juntando-se a nós nessa tarefa de amor, seja com as doações materiais ou também com nosso trabalho voluntário!

Comente