O perdão como forma de amor ao próximo

Publicado por . Em: Ciência e Espiritualidade

Por Mário Ramos

O perdão é uma das maneiras mais importantes de manifestação de amor e respeito ao próximo. Assim, da mesma forma que o ar é indispensável para a existência orgânica, o perdão é o oxigênio para a alma, sem o qual ela se enfraquece e perde o sentido de viver.

Segundo um estudo publicado recentemente no boletim científico “Psychology Journal of Health”, as pessoas que conseguem perdoar seus próprios erros e também dos outros, logram se proteger dos malefícios do estresse, tendo melhorias na saúde física.

Porém, é preciso perdoar emocionalmente, abrindo mão das sensações negativas, assim como Jesus Cristo nos ensinou: “bem-aventurados os misericordiosos, pois o esquecimento das ofensas é próprio das almas elevadas, que pairam acima de todo o mal que lhes quiserem fazer”.

Quando se perdoa, vibrações reparadoras são criadas, findando-se rivalidades e restabelecendo-se a harmonia entre os seres. Por isso, a todo o momento, a Providência Divina coloca encarnados e desencarnados em situações que os remetem ao exercício constante do perdão, com o intuito da libertação de rancores e mágoas. E, à medida que os seres adquirem novos conhecimentos e se depuram moralmente, eles compreendem que a prática do bem é de suma importância para o progresso espiritual.

Deus, em sua misericórdia, nos perdoa infinitamente, sendo indulgente com os nossos erros e, oferecendo oportunidades redentoras de redimirmos os males que causamos a outrem. Desta forma, quando Jesus Cristo nos recomendou a reconciliação entre os adversários, não quis apenas evitar os desentendimentos na vida presente, mas prevenir a continuidade dos mesmos em vidas futuras.

Sabemos que para chegar a Deus existe apenas um caminho: a caridade. Porém, não há caridade sem o esquecimento das ofensas e sem o sentimento do amor, de forma que aquele que pouco perdoa, pouco amor demonstra pelos seus irmãos e, e enquanto houver amor nos sentimentos, não haverá lugar para ressentimentos.

Somente um coração livre de qualquer impureza, conseguirá se conectar ao Pai Celestial. Por isso, antes de pedir perdão a Deus, faz-se necessário perdoar o próximo e, assim, praticar os maiores de todos os mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Comente