Atualidade e ensinamentos de Jesus

Publicado por . Em: Reflexão

Por Denilson Pisaneschi

Nos tempos atuais, muitos são os convites e situações cotidianas que atingem o mundo em epidemias de ansiedade, angústia e materialismo. Jesus, como nosso modelo e guia espiritual, apresenta a terapia de amor, fé e esperança.

O mundo convida a destruição dos opositores. Jesus ensina a compreensão e fraternidade para com o próximo, o estabelecimento de diálogo e respeito como forma de convivência entre irmãos.

O mundo nos incentiva o consumismo, nos convencendo de falsas necessidades. Jesus ensina que a vida é feita de intercâmbios e aprendizados. Rico é o que reparte conhecimento, solidariedade e auxílio material, capazes de se multiplicarem em benefício geral.

O mundo diz que não importa os meios para se atingir os fins, em típico estabelecimento de inversão de valores, onde importa mais o ter do que o ser. Jesus ensina o esforço e persistência nas nossas conquistas pessoais, baseadas na ética e na honra, capazes de garantir nosso amadurecimento espiritual sem causar prejuízo a outrem.

O mundo se refere às aflições como coincidências e destino, colocando a vontade de Deus como responsável pelos momentos tormentosos. Jesus ensina a Lei de causa e efeito, onde somos os responsáveis pela nossos pensamentos, palavras e ações e os aprendizados decorrentes, nos servem para nosso próprio burilamento espiritual.

No mundo, multidões de enfermos dentro do próprio lar, desavenças entre pais e filhos, casais e integrantes da família, distanciamento e falta de diálogo. Jesus ensina os benefícios do lar sagrado, onde recebemos, por dádiva divina, irmãos que necessitam de nós. É a oportunidade de amparar e sermos amparados, perdoar e sermos perdoados, elucidando, assim, nossos deveres e legítimos objetivos de vida.

E, embora nos situemos em alguns dos valores do mundo, lembremos sempre do nosso Mestre Jesus e seus ensinamentos, que deixou conosco sua maravilhosa Luz e exemplos que nos servem de guia frente aos desafios da atualidade. 

Comente