Por Marcio Nicolay
De acordo com a Bíblia, no livro Genesis, Ismael foi o filho de Abrão com a egípcia Agar, que era a serva de sua esposa Saraí.
Naquele tempo, Saraí contava com 79 anos de idade, sendo estéril e sabendo que Abrão deveria deixar descendentes, lhe cedeu sua serva, como concubina, para que tivesse um filho com ela.
A serva Agar, ao perceber que estava grávida, começou a maltratar sua senhora que, por sua vez, se queixou com Abrão, que lhe permitiu fazer com a serva o que bem entendesse. Então, a esposa Saraí expulsou-a da cidade.
No deserto, com sede e fome, Agar ouve a voz de um anjo que lhe manda voltar ao acampamento de Abrão e dar a seu filho o nome de Ismael.
Quando o menino completa 13 anos, Abrão recebe de Deus a notícia de que Saraí daria à luz um filho, que seria seu herdeiro e que se chamaria Isaac. A partir de então, Abrão se chamaria Abraão e Saraí passaria a se chamar Sara.
Deus promete que Ismael não ficaria desamparado e que seria rei de 12 tribos. O que de fato ocorreu, sendo cada tribo de um filho seu.
Avancemos no tempo e vamos ao século 16 depois de Cristo.
No livro “Brasil – Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, ditado pelo espírito Humberto de Campos ao memorável médium Chico Xavier, encontra-se esse diálogo entre Jesus e Ismael, logo após a descoberta do Brasil:
“Ismael, manda o meu coração que doravante sejas o zelador dos patrimônios imortais que constituem a Terra do Cruzeiro. Recebe-a nos teus braços de trabalhador devotado da minha seara, como a recebi no coração, obedecendo a sagradas inspirações do Nosso Pai”.
Ismael recebe o lábaro bendito das mãos compassivas do Senhor, banhado em lágrimas de reconhecimento e nele inscreve, em letras azuis, o lema imortal: ”Deus, Cristo e Caridade”.
Ainda em seu cuidado com a pátria do Evangelho, Ismael trouxe o Espiritismo ao Brasil, inicialmente por meio de dois médicos humanitários, Bento Mure e Vicente Martins, que eram homeopatas. Ambos traziam por lema, intuitivamente, os mesmos termos da bandeira de Ismael: “Deus, Cristo e Caridade”.
Será este Ismael o mesmo do Genesis? Não o sabemos!
25 Comentários
Linda história!.
Gostaria de conhece – melhor!
Ficamos felizes por acompanhar nossas publicações, Silvia.
Acredito que seja o mesmo
Grande Espírito e grande sua missão recebida diretamente de Jesus.
Ficamos felizes por acompanhar nossas publicações, Maria Auxiliadora.
Eu acredito que Ismael é o protetor do Brasil coração do mundo do Pátria do Evangelho.
Que Deus continue abençoando nosso país.
Sou espiritualista da doutrina cristã Vale do Amanhecer cujo lema é humildade, tolerância e amor.Salve Deus
Ficamos felizes por acompanhar nossas publicações, Edineide.
Eu sou Trabalhador do centro Espirita Casa de Marta, em Recife Pernambuco,
Obrigada por acompanhar nossas publicações, José Carlos.
Melhorando meus conhecimentos. Sabia pouco ou quase nada a respeito de Ismael.
Que bom que gostou, Artur. Ficamos felizes que tem nos acompanhado!
Bom dia! Gratidão pela elucidativa e amorosa informações. Não sabia q o Anjo Ismael é o protetor do nosso amado Brasil. Bem como, de toda narrativa expressa.
Minha gratidão
Barbara, nós que agradecemos por acompanhar nossos artigos.
Tenho muita fé em NOSSO PROTETOR ISMAEL…. DEUS SEJAM LOUVADO
Que assim seja! Obrigada por nos acompanhar!
Gostei muito de saber! Os Anjos estso sempre nos dando as mãos para que nossas Almas ganhem azas!!!
Muito obrigada por acompanhar nossos textos, Dalva.
Que a nossa pátria cumpra sua missão. Que a vontade do pai seja a nossa vontade.
Obrigada por seu comentário, Silvia.
Livrai- nos o nosso país Brasil de toda força do mal.
Obrigada por seu comentário, Rita.
No livro Crônicas de Além-Túmulo, ditado por Humberto de Campos e psicografado por Chico Xavier, existe um capítulo muito curioso intitulado Pedro, o apóstolo. Digo curioso porque nos apresenta um encontro inesperado entre o autor do livro e a figura apostólica em uma praça no centro de Belo Horizonte.
O que se dá em seguida ao encontro é uma entrevista cheia de lições de sublime sabedoria. Pedro responde ao repórter de além-túmulo com desassombro, comentando os mandos e desmandos de nossa tradição religiosa judaico-cristã. A certa altura do luminoso bate-papo, Humberto faz a pergunta fundamental, o óbvio inusitado: Qual o vosso objetivo, atualmente, no Brasil? Ao que Pedro responde sem titubear: Venho visitar a obra do Evangelho aqui instituída por Ismael, filho de Abraão e de Agar.
Obrigada pela contribuição, Cristina
Obrigada por nos acompanhar, Sonia.