Projeto Bem Viver: uma integração entre família, escola e natureza

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Por Mayara Francine

O Projeto Bem Viver, idealizado pela diretora pedagógica da Creche Fraternidade, Ana Cristina Porto, tem o objetivo de trabalhar a educação infantil integrando os ensinamentos didáticos e os valores morais. Por meio de ações lúdicas e conjuntas, a iniciativa visa integrar as famílias e a escola, num entendimento do indivíduo em sua integralidade, tornando-o elemento indispensável na reconstrução de uma sociedade melhor.

“O Bem Viver trata-se de um projeto que trabalha as emoções e sentimentos das crianças, baseando-se em valores éticos e espirituais e, isso, independe de religião. Percebemos que a sociedade de hoje está muito preocupada no ‘TER’, esquecendo-se que a verdadeira felicidade é o “SER”, explica Cristina.

A proposta engloba três diretrizes: a família, referência e base da criança; a escola, o primeiro contato com a sociedade; e a natureza, exemplo perfeito da criação Divina. A diretora esclarece que “o aprendizado infantil se baseia na vivência e no exemplo, por isso, além de treinarmos nossas colaboradoras, os pais e responsáveis também passam por formações e têm papel fundamental no desenvolvimento das atividades”.

A cada mês, um tema diferente será trabalhado, como a amizade, o amor, a honestidade, a paciência. “Na temática Palavras Mágicas, por exemplo, os pequenos aprendem que quando ditas do coração, essas palavrinhas podem transformar as situações e sentimentos: o ‘me desculpa’ mostra o sentimento de humildade a se posicionar assumindo o erro; o ‘muito obrigado’, representa a gratidão e o reconhecimento de que necessitamos do outro”, menciona Cristina.

Vale destacar que a primeira infância é o período de formação do caráter e da personalidade dos indivíduos, bem como da fisiologia do cérebro e do sistema nervoso central. Nesse período é essencial que as crianças recebam estímulos intelectuais e morais para que estejam aptas a compreenderem a si mesmas e ao mundo.

A neurociência nos explica que as primeiras experiências de vida têm um impacto decisivo na formação das células do nosso cérebro, fator determinante para a capacidade intelectual que teremos quando adultos. A Doutrina Espírita, em correlação, afirma que tal formação dependerá da educação moral, conforme nos traz os espíritos na resposta a questão 917 do Livro dos Espíritos: “Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, poder-se-ão endireitá-los, como se faz com as plantas novas”.

A Creche Fraternidade trabalha sempre com uma educação integral, abrangendo aspectos pedagógicos e morais. Para Cristina, “ao fertilizar a educação com amor, a criança leva resgata os sentimentos e valores, preenchendo a mente com o SER, único modo capaz de estruturar o indivíduo para o futuro”.

 Referências:

A revolução dos Bebês, de Iole da Cunha

Livro dos Espíritos, de Allan Kardec

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