Alzira Urbano

Publicado por . Em: Homenagens

Por Mayara Francine

Nesta edição comemorativa aos 108 anos do Ceap, trazemos como homenageada a querida colaboradora, Alzira Urbano, que há mais de 50 anos dedica-se amorosamente a essa casa de amor e caridade. Aos 80 anos, Alzira divide sua rotina com os cuidados à família, aos amigos e às atividades do Centro Antônio de Pádua, lugar onde conheceu a Doutrina Espírita e teve a certeza da continuidade da vida.

Devido a um problema de saúde de seu esposo, por volta dos anos 60, Alzira passou a acompanhá-lo nos tratamentos espirituais que eram dirigidos, na época, pelo sr. Álvaro de Campos Carneiro, ainda no prédio que funcionava na rua Senador Dantas. “Naquele tempo eu era católica praticante e não conhecia sobre o espiritismo, porém sempre tive a base da caridade no seio da minha família e gostava muito de participar das ações que meus pais faziam de entrega de alimentos aos necessitados e visitas aos asilos”, destaca.

A identificação com a Doutrina fez com que Alzira buscasse mais conhecimentos sobre o tema, passando, então, a frequentar os grupos de estudo da Casa. “Nossa doutrina é uma ciência e somente com o estudo conseguiremos entender os porquês das coisas e como conquistar a felicidade plena. O Espiritismo explica a existência do mundo espiritual e a continuidade da vida, dando-nos a oportunidade de evoluirmos sempre por meio dos exemplos de Jesus”, explica.

Para Alzira, a casa espírita é um ambiente de acolhimento aos necessitados, ofertando o apoio moral necessário para a continuidade da reforma íntima pessoal. “Diante de tantos conhecimentos sobre o mundo espiritual, não teve como não continuar no caminho do espiritismo. Hoje, não imagino minha vida sem os ensinamentos de Kardec”, conta a trabalhadora do Ceap e finaliza com o desejo de que “cada vez mais pessoas possam ser amparadas por esse lugar abençoado pela espiritualidade”.

Alzira esteve à frente do Ceap por cerca de 13 anos, atuando em várias tarefas como a evangelização infantil, coral, estudos doutrinários, tratamento espiritual, passes, entre outros. Também participou da composição do Hino da Casa, junto de Mário Ramos. Atualmente ela dirige as tarefas de evangelho seguido de passe que ocorrem as segundas-feiras (para adultos), e as terças-feiras (para crianças).

Registramos nessa singela homenagem os agradecimentos de todos os que já foram auxiliados pelo carinho fraternal da querida dona Alzira.

Comente